sexta-feira, 1 de abril de 2016

Pr. Jaime Pires deixará a presidência da AD Santarém.

O Pr. Jaime Pires, que preside a Assembléia de Deus em Santarém desde 08/08/2009, quando da saída do Pr. Nivaldo dos Anjos, deve ser transferido pela COMIADEPA (Convenção de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus) para pastorear o campo Guanabara, situado em Ananindeua/PA.

Esta mudança deixa a igreja bastante entristecida, pois o atual presidente vinha desempenhando um trabalho extraordinário, com resultados incríveis, tendo, inclusive, reconhecimento de serviços prestados à comunidade santarena, honra concedida pela Câmara Municipal.

Dc. Deyvison Maciel entrevistando o Pr Jaime
Em entrevista exclusiva ao Mensageiro, o pastor, que também é Vice Presidente da Convenção, comentou os detalhes dessa transição, e também os avanços que a igreja conquistou durante a sua gestão. Quando da sua chegada, não havia um histórico de trabalhos tão expressivos na cidade de Óbidos, como se tornou o projeto em Santarém. 

Como administrador geral
Nos primeiros meses, sua grande dificuldade foi lidar com o sistema vigente na época, pois a igreja vivia uma certa latência, conformação com o que era, fazia e possuía. Dessa forma, houve a necessidade de confrontar para mudanças relevantes, o que gerou conflitos de ideias, o que segundo o pastor, foi o momento mais difícil do ministério dele, pois precisou enfrentar algumas pessoas para que a obra de Deus pudesse ser feita com a visão nova. Dentro dessa nova perspectiva estava o crescimento e desenvolvimento, através de projetos mais arrojados.

“Trabalhava dia e noite, pregando, visitando, indo pra rua, dentre outras atividades. Dormia e acordava com dor de cabeça em virtude da preocupação e também porque eu sentia a necessidade de ajudar as engrenagens funcionarem, e para isso precisava de pessoas com mais liberdade para fazer trabalhos junto à administração. Nesse mesmo períodos houve o aumento e definição de setores, de 14 aumentaram para 22 e a implantação de quatro áreas, após alguns meses foi preciso ampliar para nove áreas (norte, nordeste, leste, sudeste, sul, centro-oeste, noroeste, sudoeste)” - testemunhou o pastor.

Para Pires há trabalhos que hoje são feitos mensalmente com facilidade, embora seja preciso mobilizar muitos obreiros, mas no início, à época da implantação faltava mais apoio, recursos, logística, dentre outros fatores que desgastavam e sobrecarregavam a equipe. Projetos como o Ataque Total, considerado o maior projeto da igreja, em alcance de pessoas, chegou a ser apelidado de Ataque Totalzinho, pelo pouco público que reunia, bem como as ações sociais, que alguns achavam desnecessárias tiveram crescimento impressionante. 

Segundo o pastor, o segredo do sucesso desses projetos é dividido em três pontos: são projetos direcionados por Deus, contam com o apoio de grupos de pessoas que valem mais do que ouro dentro da igreja, e por último, Jaime nunca recuou diante das queixas de que esses eventos davam muita despesa para a igreja. A base desses projetos que têm avançado é ajudar os carentes e necessitados, evangelizar o povo e ganhar almas.

“Hoje existem igrejas no Brasil que têm mais de mil templos numa cidade só. Mas nenhuma delas possui nenhum programa de cultos de rua, numa área restrita da cidade, fazendo esses cultos simultaneamente numa noite só. Santarém possui esse programa, e num espaço de tempo curto, no caso, intervalo de um mês. Eu glorifico à Deus, porque vejo a igreja crescendo no sentido no entendimento, da compreensão da visão de trabalho. Talvez, a única coisa que eu leve com mais tristeza dessa cidade, seja o fato de a igreja ter demorado a entender o desejo de Deus com ela e com o próprio município. Ainda assim eu vejo uma evolução, garra pra isso, hoje qualquer adolescente ou senhora de idade enfrenta a rua, a chuva, o público, e prega sem caixa de som em qualquer esquina” - afirmou Jaime.

Um dos momentos que vão ficar na memória do Pastor Jaime foi quando das festividades da igreja, muitos se emocionaram e chorando prestigiaram os pastores e membros da igreja, cercando a prefeitura e a câmara municipal e orando para Deus abençoar o poder público. Para Jaime a cidade hoje abraça a Assembleia de Deus.

“Eu vou para um campo, que hoje tem como nome “Guanabara”, que é um bairro de Ananindeua, porém, o campo que vou pastorear não é somente essa região, pois comporta praticamente dois terços da cidade, o centro de Ananindeua é parte desse campo; a BR, saída de Belém até a divisa com Marituba”.

Quem virá pastorear a AD Santarém é o Pr. Enoch Carvalho Pinheiro (à esquerda da foto), do qual o Pr. Jaime deu ótimas referências, como sendo um homem de Deus experiente, já há 24 anos como secretário da Convenção, 60 anos de idade, cauteloso, prudente, trabalha com seriedade e honestidade, “Afinal, alguém que há duas décadas é vice-presidente merece confiança” – reforçou o pastor, assegurando que em conversa, Enoch lhe garantiu dar continuidade aos projetos que já se encontram em andamento. É esperado que leve um tempo para se inteirar nos muitos trabalhos da igreja.

“Minha expectativa é que a igreja, principalmente o ministério, honrem o que eles aprenderam. Que os obreiros e a igreja, não esperem só do pastor, honrando o bom nome da igreja, trabalhando pra Deus com amor, provando o valor que têm. Tenho chorado bastante em virtude da partida, mas ao mesmo tempo me alegro por Deus ter me dado o privilégio de ser pastor em Santarém, um povo nota dez ” - desabafou Pires.

Dia 08 de abril será o culto de despedida e dia 09 a posse do novo pastor, ambos no Espaço Pérola por volta das 19hs, esta foi uma escolha proposta pelo ministério da igreja, em virtude da grande demanda de pessoas que deverá prestigiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário