sábado, 15 de outubro de 2011

Mitos e lendas, respostas para desaparecimentos nos rios amazônicos

A turismóloga Rosiane Azevedo, em entrevista exclusiva ao Mensageiro do Tapajós, contou histórias de seu pai, ex-caçador, revelando mistérios que envolvem histórias reais, vividas por ele e companheiros de caça.
Ribeirinhos (moradores das beiras dos rios) e anciãos da Amazônia afirmam que cobras como a sucuri e jibóia crescem continuamente e, quando chegam a comprimentos que lhes impossibilitam a locomoção, passam a atrair sua preza, encantam-na, curiosamente até suas tocas, buracos, onde, após enrolarem-na e quebrar-lhes os ossos, devoram-na, pondo fim à sua existência.
Ainda de acordo com Rosiane, quando alguém está caminhando na selva amazônica e percebe algo estranho, uma sensação de estar andando em círculo, sem conseguir chegar ao seu destino; é possível que esteja sob encantamento de uma cobra ou espírito da mata (Saci, Matinta Perera, Curupira etc).
“A solução para tal dilema é acender um isqueiro, fósforo ou similar, uma vez que o encantamento da cobra só consegue prender a atenção de dois olhos e o fogo parece um terceiro olho, quebrando assim o encanto fatal. No caso do Saci, da Matinta Perera e do Curupira; basta fazer um nó em uma corda e esconder as pontas, lançando-o no caminho, sem olhar para trás. Nesse caso é também recomendado deixar cigarro, copo de água ardente, bebida alcoólica ou palha trançada, para entreter os espíritos, que deixam em paz a pessoa, uma vez que já houve casos em que caçadores foram espancados e ficaram em estado de loucura por ignorarem esses conhecimentos”, completou a turismóloga.

Acredita-se que realmente exista histórias reais como as descritas neste texto, mas não ignora-se a possibilidade real de que sejam espíritos desencarnados, demônios, que afligem a muitos, uma vez que não possuem um real e verdadeiro compromisso com Deus, estando sujeitos a toda e qualquer investida de Satanás. Afinal diz a Bíblia: "Porque Deus acampa os seus anjos ao redor daqueles que o temem e os livra do mal" (Salmos 34:7 ).

Por Deyvison Viana

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Palestrante firma parceria com Mensageiro do Tapajós

Na manhã desta sexta-feira, 14, o educador de trânsito mais conhecido do oeste do Pará, Clauriberto Levi , esteve na Pastoral do Menor, da Diocese de Santarém. Ele ministrou aproximadamente uma hora de palestra, dinâmica, sobre motivação pessoal a cerca de 100 crianças e adolescentes da instituição. 

Além da palestra, houve apresentações de dança, brincadeiras e distribuição de picolés, encerrando as atividades da semana da criança.

Dentre as lindas mensagens transmitidas pelo educador destacou-se o ensino de Jesus Cristo e a reverência ao criador, que foi alegremente aplaudido de pé e certamente abençoou toda a plateia presente no local.

Na oportunidade, foi firmada uma parceria com o educador, que comprometeu-se com o Jornal Mensageiro do Tapajós, com o qual pretende colaborar dentro das suas possibilidades.

Na foto: Educador Levi e Deyvison Viana (editor-chefe do jornal)

Por Deyvison Viana

quinta-feira, 13 de outubro de 2011



Show gospel trará Thalles à Santarém

Acontece em 30 de outubro deste ano, às 20hs, o Show gospel com a presença do cantor mineiro Thalles, autor de um dos sucessos mais tocados nas rádios cristãs do Brasil: "Deus da minha vida" O local do evento será no Comercial Atlético Cearense.

Valorizando os talentos musicais de Santarém e provando que bons músicos da categoria gospel estão se levantando nesta cidade; o músico Marcelo Feitosa, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, fará o pré-show do cantor convidado. Marcelo já realizou dezenas de show's na cidade e regiões adjacentes, além de cantar e tocar nas programações da igreja onde congrega. Brevemente ele fará o lançamento do seu primeiro CD e também dará uma entrevista exclusiva ao Mensageiro do Tapajós (confirmada). 

Thalles Roberto é cantor, compositor, músico. Nasceu na cidade de Passos-MG, e traballhou com grandes nomes da Música Popular Brasileira Recebeu indicação para o Grammy (Álbum: Acústico Gospel - Thales Roberto Indicado ao 5º Grammy Latino 2004 concorrendo ao prêmio de "Melhor Álbum de Música Cristã (Língua Portuguesa). O "Acústico Gospel" de Thales Roberto, foi lançado pela Columbia Records  relembra antigas canções.

Ele já foi backing vocal de bandas de renome nacional como Jota Quest, e também trabalhou com cantores, da música gospel e popular brasileira. Também já fez parte da banda Muito Mais, junto com o Samuel Mizhayr e a Nívea Soares.

O cantor mineiro Thalles aos 31 anos, traz na bagagem a experiência de ter crescido em um lar cristão. Recebeu de Deus o dom de tocar violão e guitarra, e ainda, cantar o amor de Deus de forma singular.

Na sua juventude, esteve em bandas no meio secular, mas recentemente, retornou para os braços do Pai “com força total” e congrega atualmente na Igreja Batista da Lagoinha.

Transmitindo amor de Deus através das melodias de suas canções, Thalles é a expressão de alegria daqueles que entregam suas vidas totalmente a Jesus. “Sou maluco, maluco por Deus”, completa o astro gospel.

Thalles gravou um disco com a Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra de Belo Horizontede ao vivo, e também, um CD com o grupo “Muito Mais”, da Lagoinha.

Por Deyvison Viana

Olhar intrapessoal
Olhar para dentro de si é, de longe, um dos maiores desafios para o ser humano. Quer um exemplo prático disso? Pense rapidamente em 10 qualidades suas. Agora tente lembrar seus dez piores defeitos. Difícil em?
Mas este não é um privilégio exclusivamente seu. Familiares, cônjuges, colegas de trabalho, e pessoas com quem se cruzam geralmente estão a observar cada passo seu, cada palavra ou ato. Chegam a arriscar o que passa pela sua mente e prevêem o que você fará.
As pessoas julgam conhecer o outro, embora desconheçam o questionamento que cada um deveria fazer a si mesmo diariamente: transpareço quem realmente sou ou tenho uma “imagem planejada”, “reputação maquiada”?
É, no mínimo, intrigante o quanto a maior parte das pessoas só enxerga aquilo que deseja ver no próximo. Uma história que bem ilustra esse fato é a de uma senhora, que todos os dias olhava pela sua janela de vidro e sorria, zombando de sua vizinha, que, segundo ela, não sabia alvejar as roupas  que lavava, de forma que ficavam sempre encardidas, amareladas.
Tão grande foi a surpresa daquela senhora, quando certo dia decidiu dar algumas dicas à vizinha de como deixar as roupas brancas como a neve. Ela descobriu, antes de chegar ao varal, que a necessidade de limpeza estava no vidro sua janela, empoeirado e amarelado de sujo.
Assim acontece com muitos observadores. Eles vão aos cultos, reuniões, escolas, universidades, festas, etc. Querem observar o que falta na vida de outrem. Sua preocupação é tamanha que acaba esquecendo-se de lavar a “vidraça” de seus olhos com o sangue de Jesus Cristo.
A verdadeira realidade é que todos já se depararam algum momento da vida, criticando alguém. Dessa forma, não se têm justificativas nem prerrogativas que façam de alguém um juiz sobre seu próximo (diante de Deus). O Filho do Homem recomendou aos cristãos uma lição de ouro; “assim como quereis que os homens vos façam, do mesmo modo fazei-lhes vós também”.
Fácil é falar mal de alguém, difícil é ter o mesmo potencial. Simples é criticar, complicado é orar pelo sucesso ou melhora dessa pessoa.   

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Congresso de crianças é diversão que remete à fé


Dia das crianças é sempre alegria total, principalmente para elas, pois ganham presentes dos adultos, que relembram com alegria (ou não) o tempo em que ainda eram baixinhos. É nesse dia que muitos pais aproveitam para dar maior atenção aos filhos, afinal... É feriado, e dá para ficar em casa ou passear com o(a) menino (a). Além disso, a cobrança geralmente é intensa, por parte da criançada, com relação à programação que haverão de participar neste dia 12 de outubro.


Pensando nisso é que a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, há sete anos realiza o Congresso de Crianças, pela noite, na sede da instituição (Av. Mendonça Furtado). O tema deste ano é: “Crianças, geração eleita de Jesus Cristo (I Pe. 2.9)” e deve iniciar hoje, a partir das 17hs.


O evento é organizado pela coordenação da UCADES (União de Crianças da Assembleia de Deus em Santarém), e contará com a presença da dupla musical Gabriel e Jônatas. Também de fará presente a cantora Eloiane. Haverá ainda apresentações de peças teatrais bíblicas e a ministração da Palavra de Deus em uma linguagem específica para o público infantil.

terça-feira, 11 de outubro de 2011


Divisão de quê e para quê?

Dezembro se aproxima e o coração do paraense começa a bater mais forte. Alguns corações batem de desprezo pela idéia separatista, outros palpitam de esperança pelo desenvolvimento prometida pelos idealistas e militantes da tão sonhada nova unidade federativa. No entanto, o que ambos os corações realmente desejam ardentemente é um estado que forneça aquilo para o que foi idealizado: políticas públicas eficazes e dignas ao povo nortista.

O Estado do Tapajós, como um ideal visionário promete novas oportunidades, o desenvolvimento, os investimentos nacionais e internacionais, além de uma infinidade de outras promessas que encantam qualquer eleitor durante uma campanha. Mas... Alguém já se perguntou o preço de tal sonho? Quantos anos vai levar para gerar lucro utilizável aqui? Como agregará os novos moradores? E quem serão os maiores beneficiados com tudo isso?

Não se trata de apoio ou oposição ao movimento separatista. É uma questão de bom senso. É impossível se estabelecer um estado apenas com promessas. Além disso, quantos grupos comunitários já se levantaram para defender tal “ideal do povo oeste paraense”? É perceptível a disposição incansável de alguns grupos políticos que, noutro tempo, tiveram a oportunidade de fazer mais por esta região, mas nada além do básico foi efetuado. Esses agora lutam com “unhas e dentes” pela divisão. Certamente é pelo povo, e não por futuros cargos políticos que surgirão com a criação do novo estado.

Não se sabe ao certo se a população inclusa no projeto emancipatório, quer um novo estado, mas é possível asseverar que ela aspira por um estado melhor para viver com o mínimo de dignidade possível e merecida. É notável que grande parcela da população não investigue os reais interesses de uma proposta, uma vez que só consegue enxergar as vantagens dela, desprezando, inclusive, a possibilidade de cair novamente nas garras de governantes tão engessados quanto o do estado atual.

Em seu tempo Jesus Cristo já recomendava aos seus discípulos que soubessem discernir a época em que viviam e que julgassem por si próprios o que era justo (Lucas. 12.56-57). Assim também, os cristãos do século XXI devem se portar diligentemente, analisando os prós e os contras dessa proposta, fazendo valer a democracia para o bem comum e não para o bem particular, individual de minorias políticas mal intencionadas.


Por Deyvison Viana

segunda-feira, 10 de outubro de 2011


40% dos evangélicos consomem bebidas alcoólicas, verdade ou desafio?


A Associação Nacional dos Evangélicos – com sede em Washington – realizou um estudo nos Estados Unidos, e o resultado mostrou que embora as igrejas preguem contra os vícios alcoólicos dentre outros, de cada cinco evangélicos, dois tem o hábito de tomar bebidas alcoólicas. 

Foram ouvidos a quarenta representantes das mais variadas denominações e este trouxe o resultado final de que 40% desses líderes de congregações evangélicas ingerem a bebidas com teor alcoólico socialmente. A outra porcentagem que não tem esta prática, ao ser questionada pelo motivo da escolha, o justifica por diversos fatores, mas em nenhum momento por considerar que tal ato seja pecado. 

“Ainda que haja proibição do consumo de álcool moderado nas Escrituras, devido às muitas implicações como um exemplo para família e aqueles que eu sirvo, eu gosto das palavras de Paulo, é melhor não.” Gary Benedict, presidente da Aliança Missionária e Cristã (The Christian and Missionary Alliance). 

O Bispo Edir Macedo – Igreja Universal do Reino de Deus – admitiu durante um de seus sermões que bebe cerveja e vinho. O líder da maior igreja neopentecostal brasileira, acabou por escandalizar a muitos evangélicos conservadores que são totalmente contrários a esta prática. 

Uma outra pesquisa publicada pela Revista LifeWay, feita também nos Estados Unidos, trouxe os seguinte dados: 29% dos “leigos” entrevistados afirmaram ser errado o consumo bebidas alcoólicas e tiveram uma concordância de 24% de pastores seniores que também foram abordados. No entanto, uma parte deste pastores, que atingiu a colocação de 68% alegam que o consumo é uma “liberdade bíblica” desde que a pessoa seja ciente do limite. 54% dos leigos concordaram com a afirmação a favor.


No entanto, vale ressaltar que a realidade cristã dos EUA há muito tempo vem se desgastando, o que nos leva a verificar a banalização do cristianismo, não de uma forma totalitária, mas bastante abrangente naquele Estado.

Fonte: Gospel +
Vícios em bebidas e Drogas, como derrotá-los?

Um levantamento aponta que as pessoas que se apegam à fé tem mais chance de conseguir abandonar vícios como o alcoolismo, por exemplo. Na reportagem publicada pelo jornal Diário do Grande ABC, da Região Metropolitana de São Paulo relata casos de pessoas que, por anos, foram dependentes, mas depois de  um encontro com o cristianismo, encontraram forças para se recuperar.

A região do ABC, segundo o levantamento, possui cerca de 5.800 pessoas que são dependentes de álcool ou drogas e que buscam atendimento junto às autoridades. Grupos cristãos que trabalham com recuperação de viciados, auxiliam no tratamento dessas pessoas, que após frequentarem um culto ou uma missa, renovam suas esperanças de se livrarem da dependência de álcool e drogas.

A força de vontade, coragem, persistência e desejo de viver são os motivos mais citados pelos entrevistados, que além de tratamento médico, recebem auxílio baseado na fé. “Eu me via abrindo a minha cova. Não sei o que acontecia. Sabia que estava fazendo mal comigo e com minha família, mas, mesmo assim, não conseguia seguir o caminho certo da vida”, afirma André, 27 anos de idade e há 4 meses livre da dependência.

André, atualmente passa por um tratamento numa clínica mantida pelo Padre Fernando Sobrereo, da Paróquia de São Judas Tadeu. O trabalho desenvolvido pelo padre atende 70 pessoas que passam por desintoxicação e recebem acompanhamento para serem reinseridas na sociedade, participando inclusive de grupos de autoajuda promovidos pela Pastoral da Sobriedade.

Segundo André, ele se tornou viciado quando era jovem, pois na escola sofria bullyng dos colegas: “como era muito magro e tinha 22 graus de miopia, era muito zoado na classe”, conta. Segundo ele, para ganhar respeito dos demais, passou a fumar e beber com os alunos mais velhos. “Depois disso foi só desgosto para a minha mãe”.

Sobre o trabalho desenvolvido com jovens como André, o Padre argentino Fernando Sobrero, que chegou ao Brasil em 1998, afirma que criar a Pastoral da Sobriedade na região foi a escolha certa: “essa foi uma maneira de a igreja criar métodos de ajuda de acordo com o tempo atual. Não tínhamos mais como fugir deste tema”. Os dados divulgados apontam que cerca de 1000 pessoas recebem o mesmo tipo de atendimento na região, em trabalhos mantidos por igrejas católicas e evangélicas.

Fonte: Gospel+

domingo, 9 de outubro de 2011

Congresso pentecostal manifesta a presença do Espírito 

Línguas, pulos, giros no ar, dança espiritual e outras manifestações consideradas pelos críticos como "emocionalismo" foram a marca registrada do 40º aniversário do Círculo de Oração da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Santarém, ocorrido no Atlético Clube Cearense nas noites de 7 e 8 de outubro.

O evento ocorre anualmente e conta com a presença de pastores, obreiros, membros, congregados e a sociedade que simpatiza ou tem curiosidade por conhecer o modo curioso como os pentecostais adoram a Deus. É também comum a presença de pregadores e cantores de renome nacional e internacional em eventos como esse.
Neste ano o preletor convidado foi o Pr. Robson Alencar (Rio de Janeiro), que ministrou com muito poder e autoridade no palco do Atlético. Também se fez presente a cantora Maria do Amparo (Marabá). Ela possui vários DVD's com seus louvores gravados no Congresso Internacional de Missões dos Gideões.

A cantora desceu do palco para cantar no meio do povo e entregou diversas profecias durante suas apresentações. A igreja se derramou na presença de Deus e o glorificou com gritos e sinais de exaltação.

Amparo chegou a desmaiar enquanto cantava e, assim que despertou, disse ter sido arrebatada. falou ainda que Deus lhe mostrou pessoas que alí estavam distanciadas de Jesus e que pareciam com moradores de rua. Mas, segundo ela, Cristo estava dando a oportunidade para que se tornassem filhos do Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Durante o congresso, o Pr. Jaime Pires, presidente da igreja, fez um apelo àqueles que pudessem doar bíblias, uma vez que cerca de 200 presidiários estão clamando por esse livro nas penitenciárias, onde os obreiros da igreja Assembléia de Deus promovem um lindo trabalho de evangelismo e recuperação de vidas. O número de doações não alcançou a meta, ficando aberto a quem desejar contribuir até a próxima terça-feira.
O encerramento do congresso deve ocorrer hoje, (9\10), às 19hs, no Templo Central  da Assembléia de Deus, localizado na Av. Mendonça Furtado, próximo ao Colégio Batista.


Por Deyvison Viana