quinta-feira, 13 de outubro de 2011


Olhar intrapessoal
Olhar para dentro de si é, de longe, um dos maiores desafios para o ser humano. Quer um exemplo prático disso? Pense rapidamente em 10 qualidades suas. Agora tente lembrar seus dez piores defeitos. Difícil em?
Mas este não é um privilégio exclusivamente seu. Familiares, cônjuges, colegas de trabalho, e pessoas com quem se cruzam geralmente estão a observar cada passo seu, cada palavra ou ato. Chegam a arriscar o que passa pela sua mente e prevêem o que você fará.
As pessoas julgam conhecer o outro, embora desconheçam o questionamento que cada um deveria fazer a si mesmo diariamente: transpareço quem realmente sou ou tenho uma “imagem planejada”, “reputação maquiada”?
É, no mínimo, intrigante o quanto a maior parte das pessoas só enxerga aquilo que deseja ver no próximo. Uma história que bem ilustra esse fato é a de uma senhora, que todos os dias olhava pela sua janela de vidro e sorria, zombando de sua vizinha, que, segundo ela, não sabia alvejar as roupas  que lavava, de forma que ficavam sempre encardidas, amareladas.
Tão grande foi a surpresa daquela senhora, quando certo dia decidiu dar algumas dicas à vizinha de como deixar as roupas brancas como a neve. Ela descobriu, antes de chegar ao varal, que a necessidade de limpeza estava no vidro sua janela, empoeirado e amarelado de sujo.
Assim acontece com muitos observadores. Eles vão aos cultos, reuniões, escolas, universidades, festas, etc. Querem observar o que falta na vida de outrem. Sua preocupação é tamanha que acaba esquecendo-se de lavar a “vidraça” de seus olhos com o sangue de Jesus Cristo.
A verdadeira realidade é que todos já se depararam algum momento da vida, criticando alguém. Dessa forma, não se têm justificativas nem prerrogativas que façam de alguém um juiz sobre seu próximo (diante de Deus). O Filho do Homem recomendou aos cristãos uma lição de ouro; “assim como quereis que os homens vos façam, do mesmo modo fazei-lhes vós também”.
Fácil é falar mal de alguém, difícil é ter o mesmo potencial. Simples é criticar, complicado é orar pelo sucesso ou melhora dessa pessoa.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário