sexta-feira, 1 de abril de 2016

Como será o fim dos tempos segundo a Bíblia?

Segundo a Escatologia, que é o estudo acerca das coisas e eventos futuros profetizados na Bíblia Sagrada, muitas coisas estarrecedoras ainda estão por vir. Os eventos proferidos estão sempre relacionados à igreja de Cristo, pois ela vive da esperança iminente do cumprimento desses textos. A seguir temos um pequeno resumo do que as Escrituras apontam sobre o fim:

A volta de Cristo e o Arrebatamento da Igreja: Esse é um dos fatos proféticos mais relevantes da Bíblia (Mateus 24. 3-14). O momento no qual o povo dedicado a servir o Senhor Jesus será tirado da terra, em fração de segundos, e levado para junto do seu Senhor nos ares (I Tessalonicenses 4. 15-18. As nações que ficarem na terra, junto dos falsos crentes entrarão em estado de alerta e desespero, pois os próximos acontecimentos deverão revolucionar a vida na terra.

O Tribunal de Cristo: Baseado em I Coríntios 5. 7-10, acontecerá no céu, juntamente com as Bodas do Cordeiro. Neste mesmo período, na Terra, estará ocorrendo a grande Tribulação. O referido tribunal não visa a condenação e sim a recompensa dos servos fiéis arrebatados, que durante sua vida na terra fizeram a Obra do Senhor (II Coríntios 5. 1-10). Jesus julgará e recompensará somente as obras autênticas, pois há muitas obras que parecem louváveis na terra, mas diante do Senhor são inúteis (I Coríntios 3. 13-15). Em seguida ele fará a entrega dos prêmios, galardões e recompensas (II Coríntios 9. 6). Dentre eles podemos destacar: A coroa da vitória (I Coríntios 9.25), A coroa de gozo (I Tessalonicenses 2. 19), a coroa da justiça (II Timóteo 4. 7-8), a coroa da vida (Apocalipse 2. 10) e a coroa de glória (I Pedro 5. 2-4). Já as bodas do cordeiro espelham-se num “casamento” entre Cristo e sua igreja, uma grande festa de comunhão e gozo. (Apocalipse 19.7-9).

A Grande Tribulação: Enquanto os crentes salvos estarão nos céus, as nações que ficarão na terra enfrentarão os juízos de Deus, e aflições jamais vividas (Lucas 21. 28-31). Esse evento ocorrerá num período de sete anos e tem por objetivo levar Israel a reconhecer o seu Messias e trazer juízo sobre aqueles que não creram no Evangelho (Jeremias 30.7; Apocalipse 3. 10). Esse evento será divido em duas etapas; três anos e meio de falsa paz, nos quais o Anticristo unificará os governos e resolverá todos os problemas sociais e econômicos do mundo. O segundo momento se dará com a perseguição dele sobre Israel (II Tessalonicenses 2. 4) e sua tentativa de ser considerado um deus. Durante a grande tribulação os cristãos serão considerados criminosos e quem não negar a Cristo e se negar a receber a marca da besta será torturado e morto.

O Reino Milenial de Cristo: baseado em Apocalipse 20. 1-7 deve ter início após os sete anos da Grande Tribulação, quando na ocasião, o Anticristo reunirá as nações sob seu domínio para atacar e destruir a nação israelita, pois se recusará adorá-lo. Nesse momento ocorrerá a vinda visível de Cristo em glória, como um grande general, acompanhado dos anjos e da igreja arrebatada, eles aniquilarão os exércitos inimigos de Israel, a Besta, que é o Anticristo e o Falso Profeta. Esses dois serão presos e lançados vivos no Lago de Fogo (Apocalipse 19. 15-21). A maioria dos Israelitas se converterá ao seu salvador e o reconhecerá como seu Messias, a outra parte será julgada por Cristo (Ezequiel 20. 33-38). Ainda antes do reino milenial, Satanás e seus anjos serão presos por mil anos, afim de não tentarem a mais ninguém (Apocalipse 20. 1-3). Só então será instaurado o referido reino teocrático, em completa manifestação da glória de Cristo, no seu domínio, governo, justiça, e reino. Durante esses mil anos predominarão: justiça, obediência, conhecimento universal de Deus, paz, prosperidade e longevidade.

Final do Milênio: Ao término do período milenial na terra (Apocalipse 20. 2-9), Satanás será solto e passará a enganar as nações, seduzindo-as para promover sua última batalha contra o povo de Deus, culminando na famosa batalha de Gogue e Magogue, mais uma vez nações inimigas de Israel se levantarão, mas a guerra será interrompida por Deus. 

Pós Milênio: nesta ocasião virá o Grande Trono Branco, no qual Jesus será o juiz (Atos 17.31). Todos serão julgados pelo Supremo Juiz nesta reunião, com todos os habitantes da terra de todas as épocas. Aos condenados restará o Lago de Fogo (Apocalipse 19.20). Já os crentes em Jesus desfrutarão da eternidade ao lado do seu Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário